O Sesi-SP realiza entre novembro e dezembro oito torneios regionais de robótica da temporada FIRST AGE 2025/2026, que reunirão mais de mil estudantes em uma jornada arqueológica em busca dos mistérios do passado da humanidade. A competição internacional, que une ciência, tecnologia, engenharia, artes e matemática (STEAM), desafia os jovens a desenvolverem soluções criativas e inovadoras para problemas reais. O Hotel Sesi Epitácio recebe duas etapas da FLL entre os dias 24 e 28 de novembro, reunindo cerca de 400 estudantes de diversas regiões do estado de São Paulo.
“A nova temporada traz uma proposta instigante: explorar a arqueologia como ponto de partida para projetos que conectam passado, presente e futuro. Para os estudantes, é uma chance de mergulhar em histórias, descobertas e mistérios que ajudam a entender a trajetória humana. Para os educadores, abre-se um leque de possibilidades para trabalhar temas interdisciplinares, promovendo uma aprendizagem ativa e significativa”, destaca Caio de Godoy Camargo, supervisor técnico educacional do Sesi-SP.
Neste ano, 112 equipes do Sesi-SP, formadas por aproximadamente 616 estudantes, participam das quatro etapas regionais realizadas nas unidades de Presidente Epitácio, Mogi das Cruzes e Jundiaí. Os times vão disputar quatro modalidades: FIRST Lego League (FLL), a FIRST Tech Challenge (FTC), a FIRST RoboticsCompetition (FRC) e o STEM Racing. Além das equipes da rede Sesi-SP, os torneios regionais também recebem 54 equipes de escolas públicas, privadas e grupos independentes — os chamados times de garagem — totalizando cerca de 409 participantes externos.
“Um dos grandes diferenciais desta temporada é a forma como a temática da arqueologia foi incorporada ao universo da robótica educacional. Ao invés de apenas construir e programar robôs, os estudantes são convidados a investigar, interpretar e reconstruir narrativas sobre o passado, como verdadeiros cientistas. Isso amplia o repertório cultural e estimula habilidades como pesquisa, análise crítica e criatividade”, ressalta Daniele Ortiz, coordenadora técnica educacional do Sesi-SP.
As regionais definem as equipes classificadas para o torneio nacional, que será realizado de 4 a 8 de março, em São Paulo. Essa etapa seleciona os representantes do Brasil nos abertos internacionais e no campeonato mundial da FIRST, em Houston (EUA), que acontecerá de 29 de abril a 2 de maio de 2026.
(Com informações da AI do SESI).